terça-feira, 22 de novembro de 2011

Qual a verdadeira razão da vida?



Muitos se perguntam outros tantos desistiram de buscar respostas. Existem inúmeros visionários, muitos sonhadores que tem várias idéias sobre o assunto.
No livro dos Salmos 71:6 vemos a seguinte passagem: “Por ti tenho sido sustentado desde o ventre; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe; o meu louvor será para ti constantemente.”
O que isso quer dizer? Quer dizer que Deus conhece cada um que nasce, conhece cada um pelo nome. Mas porque muitas pessoas são más? Porque muita gente sofre se Deus acompanha desde o ventre da mãe?

Muitas coisas são difíceis de serem compreendidas, ainda mais quando se trata do mundo espiritual. Muitos se inclinam para a ciência que só acredito naquilo que é palpável. Mas para que essa compreensão aconteça é necessário estar sensível à voz do Espírito Santo de Deus, pois é Ele que nos auxilia na compreensão.
Deus permite que o homem escolha qual rumo tomar. Você já deve ter ouvido alguém dizer que é mestre do próprio destino. Sim, digamos que ele esteja quase certo, salvo se Deus não o arrebatar e fizer o que Ele deseja. Quando Deus colocou Adão e Eva no jardim os colocou para cuidar da Sua criação, o mundo. Deus não os impediu, mas sim, advertiu.

Várias vezes somos alvos de acontecimentos, acontecimentos que podem ser de várias formas, seja através de sonhos estranhos, flashs, alguém que você não conhece te falar algo, etc. Muitas dessas coisas podem ser os alertas de Deus. Se alguém quer se atirar de uma ponte Deus não impede, mas sim, adverte. Somos livres para tomarmos decisões e, somos passíveis a conseqüências destas.
Ficamos nos perguntando por que pessoas sofrem, porque muitos morrem de fome, morrem de desastres naturais como os que aconteceram no Japão, no Haiti, dentre outros. Deus nãos nos desampara. A bíblia diz: (Salmos 46:1) -  DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Mas para isso é necessário a busca. Isso não se faz de forma automática, você busca, você tem.

Se for feita uma pesquisa você verá que esses países que citei acima e outros são países idólatras, veneram e adoram milhares de deuses e o Deus verdadeiro é deixado de lado. Deus não vira Suas costas para nós, nós que viramos e nos afastamos. Em I Coríntios 10:14 podemos ver:   Portanto, meus amados, fugi da idolatria. E em Gálatas 5:20: Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias.

Tem outros que sofrem devido a coisas que seus antepassados fizeram. Temos como exemplo os judeus. (Em momento algum me alegro do que os nazistas fizeram, pelo contrário, abomino. O que escrevo aqui serve apenas de reflexão e não de afronta). Jesus era judeu, todos sabem, também sabemos (basta ler os livros Mateus, Marcos, Lucas e João que tudo pode ser esclarecido) que foram os judeus que provocaram a Sua crucificação e morte. Em Mateus 27:24 e 25 podemos ver um dos momentos antes da crucificação de Jesus: Então Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo. Considerai isso. E, respondendo todo o povo, disse: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos. E para complementar vemos em Números 14:18 -  O SENHOR é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração.

Então porque culpar a Deus pelos acontecimentos? Alguém é atingido por uma bala perdida a culpa é de Deus? Por quê? O mundo está tão violento, o homem faz o mundo violento e somente ele mesmo pode ser vítima de suas ações.
Deus tem um propósito na vida de cada um, mas não obrigado a fazer. Cabe a nós cristãos, usados pelo Espírito de Deus avisar que Ele tem um plano na vida de todos nós, agora cabe a cada um decidir. Pode ser o mais cruel marginal, mas Deus tem um plano na vida.
Um texto que deixa claro a vontade de Deus é o seguinte: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nÊle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna." Jo 3.16
Então se você quer ter tua vida guiada por Deus (não como marionete) mas debaixo da graça, tento os livramentos, os milagres e o melhor: Um lugar reserva na Sua glória para todo o sempre basta querer. Ai mesmo onde você está, ou se preferir, procurar uma igreja próxima da tua casa, mas uma igreja que tenha o objetivo de adorar e servir a Deus e não à luxúria e riquezas terrenas. Converse com Deus e entregue tua vida.


Com carinho,

Michel Leal

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Você é filho de Deus?


Costumamos ouvir pessoas se autodenominarem filhas de Deus, conhecemos ditados que dizem que não somos dono do mundo, mas filho do dono. Talvez pareça um tema polêmico, mas, não existe polêmica para assuntos bem claros.
No livro do Gênesis capítulo 1 versículo 26 vê: E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Isto aconteceu no sexto dia, na véspera de Deus descansar. Observemos uma coisa: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...façamos.. a nossa semelhança.... Entende-se que existe mais de uma pessoa, nesse caso, a trindade santa: Pai, Filho e Espírito Santo. Se já ouviu algo contrário, veja em Jó 33.4 e Salmos 104.30 que o Espírito Santo estava lá, bem na hora da criação do homem e em Colossenses 1.16 que o Filho, Jesus Cristo também estava lá. (Basta clicar nas referências).
Como Deus, o Espírito Santo e Jesus deram forma e fôlego de vida ao homem, podemos chegar à conclusão de que o homem foi criado e não gerado, o que torna o homem criatura e Deus Criador, concluindo, o homem é criatura e não filho. Lembremos da história de Pinóquio, como sabemos, ele foi criado por um marceneiro e sonhava em se tornar humano. O marceneiro o amava como filho, mas Pinóquio não passava de sua criatura, para que ele pudesse se tornar filho teria primeiro que virar humano e em seguida ser adotado pelo marceneiro. Adotado, está é a palavra.
A nossa busca para sermos chamados filhos de Deus deve ser parecida com a do personagem citado acima. Para sermos chamados filhos de Deus, precisamos ser adotados, e para isso, precisamos passar por uma transformação e essa transformação só acontece quando aceitamos a Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador. Isso não sou eu quem diz, mas sim a palavra de Deus. Gálatas 4: 4 – 7:  Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo. És a prova de que para ser chamado filho de Deus não basta nascer carnalmente, mas sim, nascer de novo, deixar o velho homem e assumir uma nova vida em Cristo Jesus: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” II Coríntios 5:17. Alguém pode dizer: “Mas Jesus veio para remir a todos”. Sim concordo, todos, todos aqueles que nEle crerem. João 3:16 :  “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Atos 10: 44 – 43 : “E nos mandou pregar ao povo, e testificar que Ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos. A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.”

“OK Michel, eu creio em Jesus então passa pra cá meu título de filho e a minha herança.” Aceitar de boca não é aceitar. Aceitar a Cristo é aceitar a condição de ser seu seguidor, seu imitador, assim, seremos como Ele: Filhos. Leia e esclareça: Efésios 5 : 1 – 8 “SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros. Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz.”

A verdade é esta. Para ser filho de Deus é necessário querer, mas querer de verdade. Não é fácil, não poderia. Se você desistir, será como Pinóquio, um boneco de madeira sonhando em ser humano e assim ser adotado. Para ser filho de Deus temos de abrir mão de muitas coisas, coisas que no primeiro momento parecem ser coisas que não se podem abandonar, como festas, bebidas, sexo, ganância, etc. Nada disso é comparado com a herança que Deus tem guardado para você. Tudo o que temos aqui se acabará um dia. Mateus 6: 20 e 21: ”Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.” Você não juntará tesouro no céu dando dízimo e gordas ofertas, o dízimo é uma ordenança e nós cristãos cumprimos um mandamento, cumprimos com prazer, com amor. Deus não quer o nosso dinheiro, Ele não precisa, o dinheiro serve apenas para manter a obra. Ele quer algo mais valioso: A nossa obediência.

Se quiser ser um filho de Deus, transforme-se, aceite a Jesus, siga-o e assim, terás a adoção.

domingo, 2 de outubro de 2011

Transformação


João 2: 1-10

E, AO terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.
 E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.
 E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
 Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
 Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.
 E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. (40 – 60 litros. 500 litros no total)
 Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
 E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.
 E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo,
 E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.

Este texto nos ensina como fazer parte do reino de Deus. Ensina-nos a como morrer para esse mundo e nascer para Deus.
No texto podemos ver um fato intrigante. Porque Jesus mandou que enchessem as talhas? O casamento já tinha começado, as talhas eram imensas e como sabemos não existia água encanada. Em outras passagens bíblicas podemos ter ciência do quanto era difícil carregar água naquele tempo. Porque simplesmente Jesus não fez também, o milagre de encher as talhas? Afinal, quem tem o poder de transformar também tem o poder de encher.

Como no restante da bíblia, Deus sempre nos passa uma lição, seja com atitudes do próprio Cristo ou não. O que Ele quer nos ensinar neste texto é que na execução de qualquer milagre em nossas vidas temos de fazer a nossa parte, mesmo que seja apenas orar. Ele não quer uma "ajudinha" na execução dos milagres, Ele quer que façamos aquilo que podemos fazer para o impossível, o milagre, Ele fazer. Os homens encheram as talhas, mesmo difícil o trabalho, mas encheram.
Aplicando esta lição para a vida espiritual aprendemos que, para que Jesus possa nos transformar é necessário que estejamos cheios do Espírito Santo. Mas como nos encher do Espírito Santo? Onde fica essa fonte para que eu possa buscar essa água? Em João 7: 38-39  Jesus diz:  Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.

Então como vimos, Jesus Cristo fala do Espírito Santo, o qual receberá aqueles que nEle crêem e rios de água viva correrão no ventre. Por tanto, és a fonte que devemos buscar a água que encherá nossa vida para que Jesus possa transformar.
Em I Coríntios 6:19 podemos ver que nosso corpo é o templo do Espírito Santo de Deus  (Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?), mas, para que Ele possa habitar nesse templo, precisamos deixá-lo limpo. E como fazer isso? Cuidado da higiene corporal? Isso e mais um pouco. Precisamos cuidar da higiene espiritual, e essa higiene é feita quando deixamos de fazer aquelas coisas que para a carne são coisas gostosa, mas para Deus não passam de refeições estragadas. No mesmo capítulo citado acima, agora no versículo anterior podemos ver o seguinte: (Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo). Já consigo imaginar o que pensastes ao ler este trecho: “Ótimo, eu não me prostituo mesmo!”. Mas vamos com calma, vamos analisar isso de perto.
Se analisarmos o dicionário da língua portuguesa veremos a seguinte definição para prostituição: 1.  Ação ou efeito de prostituir(-se); 2. o comércio habitual das relações sexuais; 3. o conjunto das prostitutas; 4. uso degradante de qualquer coisa. (Amora, Antônio Soares, 1917-1999. Minidicionário Soares Amora da língua portuguesa / Antônio Soares Amora. – 8. Ed. – São Paulo : Saraiva, 2000.). Se recorrermos ao mesmo dicionário veremos que degradante quer dizer: Que degrada, avilta, humilha; infamante. Quantas coisas fazemos que se encaixam perfeitamente nesta palavra? Degradante. Quantas coisas fazemos sem perceber por já fazerem parte da nossa rotina comportamental? Muitos dizem que a bíblia não proibi fumar, mas quantos males o tabaco faz ao corpo? Quanto é degradante ser um fumante? Dizem também que beber não é proibido, mas da mesma forma que o tabaco, quantos males o álcool causa ao corpo? Quanto é degradante fazer consumo de bebida alcoólica?  Em I Coríntios  6:9-10 podemos ver uma pequena lista: Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos.  Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,  nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
E Apocalipse 21:8 complementa: Mas, quanto aos covardes, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.  (O covarde que o trecho se refere é aquele que tem medo de pregar a palavra de Deus.)

Por mais duro que pareça, por mais inquietante que seja, é a mais pura verdade. As coisas que esse mundo oferece, coisas que à primeira vista são prazerosas para nós, coisas que parecem sem maldade acabam nos afastando de Deus.  Em I João 5:19 diz: Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.
Alguns poderão ficar desanimados achando que não poderão ter o Espírito Santo por praticar coisas que impedem que Ele habite. Não desanime em II Coríntios 5:17 diz: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E como fazer para estar em Cristo? João 6:37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Daí voltamos ao início do texto, faça tua parte. Busque a Cristo. Como? Simples. Quando estamos interessados por uma pessoa, quando sentimos que aquela pessoa é a pessoa da nossa vida o que devemos fazer para ela saber? O que fazemos? Nos derramamos aos pés da pessoa, dizemos tudo o que sentimos e o que queremos sentir afim de conquistar a pessoa. É mais ou menos parecido com Cristo, se queremos de verdade que Ele nos faça uma nova criatura, se queremos estar nEle devemos nos “derramar” aos pés dEle. Diga o que sente, diga o que quer. Confesse os teus pecados, peça para Ele perdoá-lo, peça para ser uma nova criatura. Não precisa ser uma conversa formal. Para se declarar a pessoa amada ninguém estuda literatura ou poesia, mas sim, fala de coração.
Jesus Cristo está sempre pronto para nos perdoar,  sempre pronto para nos receber, mas, precisamos fazer a nossa parte.

Que Deus aplique esta palavra no teu coração e te abençoe com a mais pura sabedoria dos altos céus.

Use o link Bíblia on-line para ler os capítulos inteiros.

Michel Leal

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Retornando

Ola pessoal!

Depois de muito tempo estou retomando a direção do Blog que ficou, com justificativa, sem atualização.

Desejo ardentemente que o objetivo seja alcançado, o de levar a palavra de Deus aos internautas.
Nossa rede está atolada de sites de todos os tipos, do religioso ao terrorista, do de culinária ao de pedofilia, enfim, um leque de variedades que atende a tos que o buscam.
A luta é árdua, as barreiras se amontoam a nossa frente. Os pés cansados pedem para parar, mas, debaixo da graça de Deus somos mais que vitoriosos.

Peço aos irmãos e irmãs em Cristo que me ajudem. A ajuda pode ser feita de várias formas: Divulgando, mandando material, fazendo comentários, entre outros.

Muitas, e muitas vezes, enviamos e-mails com piadas, com frases engraçadas com a intenção de fazer uma pessoa rir. Façamos mais, façamos uma pessoa conhecer o amor de Deus, mostremos que ela pode ter a salvação por intermédio do nosso Senhor Jesus Cristo.

Podemos fazer mais, basta querermos. Temos a mente de Cristo, podemos ser aptos para a tarefa, basta dedicar a vida ao nosso Senhor.

Que a paz do Nosso Senhor Jesus Cristo fique com todos.

Michel Leal

Total de visualizações de página