domingo, 2 de outubro de 2011

Transformação


João 2: 1-10

E, AO terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.
 E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.
 E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
 Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
 Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.
 E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. (40 – 60 litros. 500 litros no total)
 Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
 E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.
 E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo,
 E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.

Este texto nos ensina como fazer parte do reino de Deus. Ensina-nos a como morrer para esse mundo e nascer para Deus.
No texto podemos ver um fato intrigante. Porque Jesus mandou que enchessem as talhas? O casamento já tinha começado, as talhas eram imensas e como sabemos não existia água encanada. Em outras passagens bíblicas podemos ter ciência do quanto era difícil carregar água naquele tempo. Porque simplesmente Jesus não fez também, o milagre de encher as talhas? Afinal, quem tem o poder de transformar também tem o poder de encher.

Como no restante da bíblia, Deus sempre nos passa uma lição, seja com atitudes do próprio Cristo ou não. O que Ele quer nos ensinar neste texto é que na execução de qualquer milagre em nossas vidas temos de fazer a nossa parte, mesmo que seja apenas orar. Ele não quer uma "ajudinha" na execução dos milagres, Ele quer que façamos aquilo que podemos fazer para o impossível, o milagre, Ele fazer. Os homens encheram as talhas, mesmo difícil o trabalho, mas encheram.
Aplicando esta lição para a vida espiritual aprendemos que, para que Jesus possa nos transformar é necessário que estejamos cheios do Espírito Santo. Mas como nos encher do Espírito Santo? Onde fica essa fonte para que eu possa buscar essa água? Em João 7: 38-39  Jesus diz:  Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.

Então como vimos, Jesus Cristo fala do Espírito Santo, o qual receberá aqueles que nEle crêem e rios de água viva correrão no ventre. Por tanto, és a fonte que devemos buscar a água que encherá nossa vida para que Jesus possa transformar.
Em I Coríntios 6:19 podemos ver que nosso corpo é o templo do Espírito Santo de Deus  (Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?), mas, para que Ele possa habitar nesse templo, precisamos deixá-lo limpo. E como fazer isso? Cuidado da higiene corporal? Isso e mais um pouco. Precisamos cuidar da higiene espiritual, e essa higiene é feita quando deixamos de fazer aquelas coisas que para a carne são coisas gostosa, mas para Deus não passam de refeições estragadas. No mesmo capítulo citado acima, agora no versículo anterior podemos ver o seguinte: (Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo). Já consigo imaginar o que pensastes ao ler este trecho: “Ótimo, eu não me prostituo mesmo!”. Mas vamos com calma, vamos analisar isso de perto.
Se analisarmos o dicionário da língua portuguesa veremos a seguinte definição para prostituição: 1.  Ação ou efeito de prostituir(-se); 2. o comércio habitual das relações sexuais; 3. o conjunto das prostitutas; 4. uso degradante de qualquer coisa. (Amora, Antônio Soares, 1917-1999. Minidicionário Soares Amora da língua portuguesa / Antônio Soares Amora. – 8. Ed. – São Paulo : Saraiva, 2000.). Se recorrermos ao mesmo dicionário veremos que degradante quer dizer: Que degrada, avilta, humilha; infamante. Quantas coisas fazemos que se encaixam perfeitamente nesta palavra? Degradante. Quantas coisas fazemos sem perceber por já fazerem parte da nossa rotina comportamental? Muitos dizem que a bíblia não proibi fumar, mas quantos males o tabaco faz ao corpo? Quanto é degradante ser um fumante? Dizem também que beber não é proibido, mas da mesma forma que o tabaco, quantos males o álcool causa ao corpo? Quanto é degradante fazer consumo de bebida alcoólica?  Em I Coríntios  6:9-10 podemos ver uma pequena lista: Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos.  Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,  nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
E Apocalipse 21:8 complementa: Mas, quanto aos covardes, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.  (O covarde que o trecho se refere é aquele que tem medo de pregar a palavra de Deus.)

Por mais duro que pareça, por mais inquietante que seja, é a mais pura verdade. As coisas que esse mundo oferece, coisas que à primeira vista são prazerosas para nós, coisas que parecem sem maldade acabam nos afastando de Deus.  Em I João 5:19 diz: Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.
Alguns poderão ficar desanimados achando que não poderão ter o Espírito Santo por praticar coisas que impedem que Ele habite. Não desanime em II Coríntios 5:17 diz: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E como fazer para estar em Cristo? João 6:37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Daí voltamos ao início do texto, faça tua parte. Busque a Cristo. Como? Simples. Quando estamos interessados por uma pessoa, quando sentimos que aquela pessoa é a pessoa da nossa vida o que devemos fazer para ela saber? O que fazemos? Nos derramamos aos pés da pessoa, dizemos tudo o que sentimos e o que queremos sentir afim de conquistar a pessoa. É mais ou menos parecido com Cristo, se queremos de verdade que Ele nos faça uma nova criatura, se queremos estar nEle devemos nos “derramar” aos pés dEle. Diga o que sente, diga o que quer. Confesse os teus pecados, peça para Ele perdoá-lo, peça para ser uma nova criatura. Não precisa ser uma conversa formal. Para se declarar a pessoa amada ninguém estuda literatura ou poesia, mas sim, fala de coração.
Jesus Cristo está sempre pronto para nos perdoar,  sempre pronto para nos receber, mas, precisamos fazer a nossa parte.

Que Deus aplique esta palavra no teu coração e te abençoe com a mais pura sabedoria dos altos céus.

Use o link Bíblia on-line para ler os capítulos inteiros.

Michel Leal

Um comentário:

  1. È verdade irmão, precisamos repensar sobre nossos atos, nossas vidas...Precisamos nos voltar p o Senhor Jesus e confessar nossos pecados.O Senhor Jesus é tão misericordioso!!!!!!!!!!
    Graça e paz a todos!
    Fico feliz por ter retornado ao blog!

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página